1880
Nesta fotografia de Julio Durski, do ano de 1880, podemos observar parte da rua Fechada, hoje intitulada José Bonifácio. Era nessa região, que atualmente chamamos de Centro Histórico, que naquele período estava localizado o centro econômico de Curitiba, com suas principais lojas e negociações. À esquerda, por exem[...] Leia mais
1885
Com certeza você já comprou algum produto da Todeschini, certo?Mas você conhece a história dessa indústria que foi fundada por um italiano em nosso estado há mais de um século? Sejam bem-vindos ao Pioneiros da Indústria do Paraná. Leia mais
1880
Localizada na área central da cidade, entre as ruas Vicente Machado, Balduíno Taques, Paula Xavier e Saldanha Marinho, a praça Barão de Guaraúna se tornou um marco arquitetônico local, conhecida por abrigar a Igreja Sagrado Coração de Jesus, também denominada “Igreja dos Polacos”.Este registro, no entanto, mostra o loc[...] Leia mais
1880
O Clube Concórdia foi inaugurado em 4 de abril de 1869, por imigrantes alemães que pretendiam criar um espaço de canto, auxílio e divulgação da cultura germânica em Curitiba.Inicialmente, as reuniões do clube ocorriam no Palácio de Crystal, na parte superior da ferraria de Augusto Schtze, na atual rua Inácio Lustosa. A[...] Leia mais
1880
A primeira imagem, possivelmente da década de 1880, registra os fundos do casarão Scandelari, localizado na avenida Anita Garibaldi e construído pelo imigrante italiano João Scandelari por volta do ano 1883.Scandelari possuía um terreno de 24 alqueires na região do barreirinha e, além de estabelecer sua residência fami[...] Leia mais
1880
Esta imagem de Marc Ferrez, datada da década de 1880, revela a primeira Estação Ferroviária de Curitiba.A fotografia compõe a coleção de Thereza Christina Maria na Biblioteca Nacional, junto com outras 32 imagens da construção dos trechos Paranaguá-Curitiba.A estação em questão não estava pronta quando ocorreu a primei[...] Leia mais
1880
Do acervo da página "Amantes da Ferrovia", o registro mostra a tradicional estrada de ferro Curitiba-Paranaguá, na altura da região conhecida como "Pico do Diabo", em Morretes, em algum momento do fim do século XIX.A ferrovia Paranaguá-Curitiba, a primeira do Estado, foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1885, após ao me[...] Leia mais
1880
Maria José Correia, a Baronesa do Serro Azul, nasceu no ano de 1853 em Paranaguá, cidade onde também se casou com seu primo Ildefonso Pereira Correia, em 1871.Apesar de, naquele período, não ser usual o letramento de meninas, Maria José Correia estudou em casa com professores particulares, recebendo excelente educação.[...] Leia mais
1884
A Mansão das Rosas foi construída originalmente em 1834 por Caetano José Munhoz e adquirida por Francisco Fontana meio século depois, em 1880, por ocasião de seu casamento com Maria Dolores Leão. Foi nesse período que a residência passou por reformas, adquirindo características da arquitetura toscana. A casa ficou famo[...] Leia mais
1880
Ildefonso Pereira Correia, mais conhecido como Barão do Serro Azul, nasceu em Paranaguá no ano de 1849. Após a construção da Estrada da Graciosa, mudou-se para Curitiba em 1878, onde adquiriu e modernizou o Engenho Iguaçu. Junto com o engenheiro mecânico Francisco Camargo Pinto, construiu o Engenho Tibagy na rua Comend[...] Leia mais
1886
No século XIX, parte da atual avenida João Gualberto era chamada de rua da Graciosa, e foi nas suas proximidades que se instalaram importantes ervateiros da cidade, como as famílias Fontana e Leão.Na imagem, datada de 1886 e integrante da coleção da professora Julia Wanderley, podemos observar as carroças se locomoven[...] Leia mais
1884
A Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba foi construída entre os anos de 1880 e 1885, por Antônio Ferrucci e João Teixeira Soares, após ser idealizada na década de 1870 pelos irmãos André e Antônio Rebouças.Juntamente com a sua construção, foi preciso criar em Curitiba uma estação ferroviária para receber os trens, cargas[...] Leia mais
1880
Localizada na área central da cidade, entre as ruas Vicente Machado, Balduíno Taques, Paula Xavier e Saldanha Marinho, a praça Barão de Guaraúna se tornou um marco arquitetônico local, conhecida por abrigar a Igreja Sagrado Coração de Jesus, também denominada “Igreja dos Polacos”.Este registro, no entanto, mostra o loc[...] Leia mais
1880
Durante a construção da ferrovia Paranaguá-Curitiba, em meados de 1880, trabalhadores braçais de diversas regiões do estado foram empregados nos assentamentos de trilhos. Em tempos onde a legislação trabalhista e a preocupação com a segurança ainda eram limitadas, é possível encontrar registros como esse, que mostra tr[...] Leia mais
1880
Entre os prédios históricos que compõem o Largo da Ordem (Centro Histórico de Curitiba), está o Palacete Wolf, construído em 1880 por uma família de imigrantes austríacos. Não se sabe ao certo quando os Wolf chegaram a Curitiba, mas acredita-se que tenha sido por volta da década de 1860.A família, que tinha como patria[...] Leia mais
1880
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1885
Em um marco histórico, no dia 11 de outubro de 1885, Giuseppe Todeschini e sua esposa Domenica Cemin, imigrantes italianos, inauguraram a primeira indústria de macarrão no Sul do Brasil, em Curitiba. Denominada inicialmente como ‘Fábrica de Paste Alimenticie’, a pequena empreitada operava com uma prensa movida a força [...] Leia mais
1880
Há uma explicação histórica para as cidades mais antigas do Brasil, como São Vicente-SP e Salvador-BA, serem as mais próximas do litoral: as expedições colonizadoras sempre chegavam pelo mar. E como desbravar a mata virgem do interior do Brasil, ainda inexplorado, era uma tarefa desafiadora, era bastante comum os explo[...] Leia mais
1889
Construída em 1889 por imigrantes italianos, a Capela São Grato, hoje Paróquia São Grato, localizada na rua Grã Nicco, no bairro Mossunguê, é um exemplo de arquitetura colonial rural em Curitiba.O bairro, que integra a região conhecida por Ecoville, foi escolhido no passado por famílias de imigrantes italianos para pla[...] Leia mais
1887
O nome Umbará origina-se de uma palavra usada pelos indígenas para descrever pequenos frutos silvestres que começavam a amadurecer. A área do bairro era destinada à agricultura de pequena escala, pecuária e extração de erva-mate.A ocupação foi destinada a imigrantes italianos e poloneses, que colonizaram a área na déc[...] Leia mais
1880
Em 17 de maio de 1880, Dom Pedro II e a sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina, junto da comitiva real, saíram do Rio de Janeiro com destino ao Paraná. No dia seguinte, atracaram em Paranaguá.Nessa viagem, o imperador visitou 12 cidades do estado, causando um grande alvoroço por onde passou. É sobre esse evento [...] Leia mais
1885
A extraordinária história dos irmãos Rebouças, os primeiros engenheiros negros do nosso país, e uma das maiores obras de engenharia do Brasil, fundamental para o desenvolvimento do recém-criado estado do Paraná. Sejam bem-vindos ao Paraná Histórica! Leia mais
1880
Já na fase final do Brasil Imperial, Dom Pedro II fez a única visita ao Paraná que se tem registro. O desembarque do Imperador e sua esposa, Dona Tereza Cristina, ocorreu no dia 18 de maio de 1880, em Paranaguá. Conforme os registros históricos, Dom Pedro queria conhecer mais de perto a então Província do Paraná, que s[...] Leia mais
1880
O registro presente no acervo do Museu Paranaense mostra a primeira locomotiva do Paraná, passando pelo famoso Viaduto do Carvalho. Ao fundo, é possível ver, inclusive, parte da Serra do Mar. A ferrovia Paranaguá-Curitiba, a primeira do Estado, foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1885, após ao menos 15 anos de neg[...] Leia mais
1880
A história dos Parolins começa em 1880, quando o imigrante Antônio Parolin, viúvo, chegou ao porto de Paranaguá, acompanhado de seus sete filhos, todos ainda pequenos. Em Curitiba, estabeleceram-se no bairro Água Verde.Depois de vários anos como carpinteiros, os Parolins fundaram uma construtora, uma serraria e constr[...] Leia mais
1887
Curitiba experimentou pela primeira vez o transporte público, o sistema de bonde de mulas, em 1887. O percurso da primeira linha partia da rua Barão do Rio Branco, onde ficava o armazém da Companhia Ferro Carril Curitibana, da casa de Ildefonso Pereira Correia, Barão do Serro Azul, em Fontana, ou da boulevard Dois de J[...] Leia mais
1885
Em 1885, o presidente da província do Paraná, Alfredo Taunay, ficou impressionado com o serviço de limpeza que o italiano Francisco Fasce Fontana fez em sua mansão (o chamado "Palacete das Rosas"), e o convidou para fazer melhorias naquele que seria o primeiro parque público de Curitiba.A ideia era limpar e embelezar u[...] Leia mais
1882
Localizado na rua Emiliano Perneta (antiga rua Aquidaban), em 1882 foi construído o primeiro edifício escolar de instrução primária de Curitiba, o qual foi projetado especificamente para essa finalidade. O imóvel tinha 216,79 metros quadrados. O terreno foi cedido pelo comendador Antônio Martins Franco. Na rara foto da[...] Leia mais
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