Londrina

Souza Naves: a rua, o homem e a história que não foi

1960



A rua Souza Naves é uma das vias mais tradicionais e famosas do centro de Londrina. Arterial, longa, movimentada, ela atravessa o cotidiano da cidade desde seus primeiros traçados urbanos. Mas, para além do asfalto e das fachadas que hoje a cercam, há uma história de vida que o nome da rua carrega desde a década de 1960 e que pouca gente conhece em profundidade.

Abilon de Souza Naves era mineiro de Uberaba, contador de formação e um trabalhador público que se transformou em figura de grande influência política no Paraná. Chegou ao estado na década de 1940, como delegado regional do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários (IAPC).

De fala firme e trajetória determinada, Souza Naves transitou entre os bastidores e a linha de frente da política estadual e nacional. Ocupou postos estratégicos, como a presidência da Caixa Econômica Federal, a secretaria do Trabalho no governo de Bento Munhoz da Rocha Neto, além de ser diretor do Banco do Brasil na área agrícola, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Foi também jornalista, trabalhou no Diário Popular e na Gazeta do Povo.

Em 1958, elegeu-se senador pelo PTB com votação massiva, tornando-se favorito incontestável para o governo do Paraná em 1960. No entanto, em 12 de dezembro de 1959, aos 54 anos, faleceu após um infarto fulminante, logo após discursar em um evento na Sociedade Morgenau, em Curitiba. Era um sábado, e a política paranaense amanheceu órfã no domingo.

Com sua morte, a eleição mudou de rumo. Ney Braga, da União Democrática Nacional (UDN), foi o vitorioso. O suplente de Souza Naves, Nelson Maculan, concorreu, mas não teve o mesmo alcance.

Fontes: Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.